E quem me conhece ou já me acompanha há mais tempo, sabe muito bem o quanto eu sou apaixonada por cabelo cacheado, e aqui no blog já fiz vários posts com dicas e inspirações sobre este assunto, já fiz postagens desde de cuidados pro dia a dia, até penteados para diversas ocasiões. Muito além da questão estética, cabelos crespos e cacheados são símbolo de resistência contra o racismo. Usar os cabelos naturais é um ato de resistência contra a ditadura da chapinha. ... Nos últimos anos, têm se usado o cabelo ao natural como importante parte da luta contra a discriminação. E eu valorizo muito quem consegue ter e manter os cachos naturais, porque eu como cacheada posso sim afirmar meninas, NÃO É TAREFA FÁCIL. Demanda mais tempo pra hidratar e finalizar, tem que usar vários produtinhos, geralmente estes produtos são mais caros, tem que encontrar os produtos certos para o seu tipo de cacho, enfim meninas... Mas acredite, vale super a pena cuidar dos seus cachinhos e consegui ter e manter um cabelo saudável e bonito.
No entanto apesar da minha eterna paixão por cachos, me vi em uma situação aonde fui contra todos os meus conceitos e tive que tomar uma decisão radical. Não, eu não acabei com os meus cachos, porém eu relaxei o meu cabelo sim meninas, e antes que vocês me xinguem rsrs 😅 eu tive os meus motivos, na verdade tive vários motivos né?! E o principal deles foi a MATERNIDADE sim, a maternidade simplesmente acabou com o meu cabelo. Dizem por aí que cabelo de mulher grávida fica mais bonito, com mais brilho, mas no meu caso desde o primeiro mês de gravidez, sofri com queda de cabelo, o meu cabelo ficou muuuito mais ressecado que o normal, poroso e extremamente quebradiço. Quando questionei isso com uma médica que me atendeu no início do meu pré natal, ela disse que a queda de cabelo na gestão era normal e que provavelmente o meu cabelo estava caindo por coisa do meu auto nível de estresse já que minha gravidez não tinha sido planejada. Vida que segue, o meu cabelo caiu durante toda a minha gestação, e mesmo após o nascimento do baby nada da situação melhorar e os fios caiam cada vez mais e mais. Ao ponto de eu realmente achar que ficaria careca, pois havia pontos na minha cabeça aonde o couro cabeludo já estava há mostra, sem cabelo, eu chorava até gente, sem saber mais o que fazer, nessa foto aqui dá pra ver claramente como o meu cabelo ficou super ralinho ali na parte da frente.
E olha só o tanto de cabelo que eu perdia Toda vez que eu penteava o cabelo 😲 |
O meu cabelo já não tinha mais saúde, não tinha mais definição, estava cada vez mais curto e mais ralo também. Nesta outra foto aqui, deu o maior trabalho para mim conseguir deixar ele definido assim. E é notório o quanto ele estava bem curtinho e sem volume, e a auto estima já estava dando aquele sinal de alerta, não está bem comigo mesma, no meu dia a dia estava sempre com o cabelo preso, porque não dava pra fazer nada e nem tinha tempo de cuidar dele, o meu tempo era todo pra cuidar do bebê e estudar, pois já estava no último semestre da faculdade.
Então meninas, mais uma vez eu amei o resultado final. Estou muito feliz com os meus cachos mais abertos. Cabelo cacheado sempre vai ser a minha paixão, porém cheguei em uma fase da minha vida aonde não consigo mais tanto tempo para me dedicar aos cuidados capilares como antes quando eu conseguia ter inúmeros produtos de cabelo e passava o dia inteiro por conta da minha "juba", aonde eu hidratava, finalizava com Twist out esperava secar, e desmanchava os Twist só no outro dia, modelava com o secador... hoje em dia se eu conseguir hidratar o meu cabelo no banho já é uma grande vitória porque o baby não deixa a gente fazer nada direito 😅 sei que a maternidade é cheia de fases e que está é apenas mais uma fase que logo vai passar. Mas enquanto isso é se adaptar a realidade que tenho no momento e buscar opções práticas que me ajudem a ser mãe e continuar com autoestima, porque sei que preciso estar bem comigo mesma em primeiro lugar para dar conta de cuidar do outro com carinho também, preciso estar feliz com a vida que levo sem tentar ficar procurando aquela Renata de antes da maternidade, pois está ficou no passado, a maternidade muda a gente por dentro e por fora também, por isso é preciso aceitar as mudanças e se adaptar a elas, se não chega uma hora que a gente surta legal meninas rsrs... Mas enfim, este foi o post de hoje e este foi o resultado final meu cabelo. Gostei muito 🥰
Uma foto totalmente aleatória do Lucas para finalizar o post, porque eu acabei de tirar E achei tão fofo. Ele é um grude com a mãe, com o papai, E com a vovó 🥰 Eu amo tanto esse neném 👶🏻😘 |