quinta-feira, 23 de março de 2017

Cuidado Cacheadas ♥

Olá meninas,
Aqui é a Renata Princess...

Fico muito feliz de ver cada vez mais mulheres assumindo a sua beleza natural e valorizando cada vez mais os seus cachos poderosos. E aposto que muitas cacheadas e crespas se sentem até perdidas em meio a tantas novidades e produtos destinados ao cuidado dos seus cachinhos. E isso tem me deixado muito preocupada, pois por trás de um cabelo cacheado saudável e bonito, existem as grandes empresas e marcas de cosméticos que acima de tudo só pensam em lucrar e faturar em cima da nossa vontade de alcançar aquele cabelo dos sonhos.
 
Eu que sempre fui cacheada, estava aqui lembrando o quanto era difícil até pouco tempo atrás encontrar no mercado bons produtos que fossem destinados ao meu tipo de cabelo. Mas os poucos produtos para cabelo cacheado que eram comercializados naquela época de fato funcionavam no meu cabelo, isso eu não posso negar.
 
Até pouco tempo atrás nunca se tinha ouvido falar nesse tal Low Poo, Now Poo, Pré Poo, não tínhamos de ficar preocupadas em saber se o cabelo era tipo 2A, 2B, 2C, 3A, 3B, 3C, 4A, 4B, ou 4C bastava saber se o seu tipo de cabelo era ondulado, cacheado ou crespo para saber qual produto comprar. A gente não tinha que ficar lendo as composições nos rótulos dos cremes pra saber se ele era feito com silicones, parafinas, pretrolatos ou sei lá mais o que. Os produtos não eram feitos com esse tanto de óleo que são feitos hoje em dia, nem tinha essa sensação de produtos bomba. Duvido que alguma cacheada seguia um cronograma capilar ou se quer conhecia a expressão Day After.
 
Mas foi só a mulherada abandonar a química do cabelo e resolver assumir os seu cabelo natural, visando também á praticidade de poder cuidar do seu cabelo cacheado em casa, que as empresas de cosméticos viram aí uma grande oportunidade de faturar em cima da inocência dessas inúmeras recém cacheadas que passaram tanto tempo sem seus cachos que acabaram se esquecendo de como cuidar deles da maneira correta. E com isso lançaram num piscar de olhos uma enxurrada de produtos “milagrosos” que prometem deixar o seu cabelo perfeito #SóQueNão...
 
Eu entro nas lojas de cosméticos e a sensação que tenho é a de que vou ficar maluca. Pios pra todos os lados que eu olhava, só conseguia ver potinhos super coloridos e fofos, com rótulos que diziam que se eu usasse aquele determinado produto, meus cachos iriam ficar tipo assim perfeitos sabe? É um tal de definição dos sonhos, Crescimento comprovado em 15dias, day after perfeito, volume controlado, misturinha milagrosa, 7 óleos, pense em um creme com 7 óleos diferentes na mesma composição (Meu Deus, coitado do meu cabelo, Socorro) E por aí vai... E naquela empolgação de querer ter cachos “perfeitos” ou quem acabou de passar por um BC (Big Corte) a vontade de ver o cabelo crescer rápido é tão grande que agente nem raciocina direito e sai comprando tudo o que vê pela frente, e toda e qualquer novidade ficamos com vontade de experimentar. Sem falar que de uns tempos pra cá, toda cacheada acha que precisa ter agora uma verdadeira coleção de potinhos de creme em casa porque alguém te disse que o cabelo cacheado precisa disso e daquilo. E quando você se dá conta já se tornou mais uma refém do consumismo, pois querendo ou não, se agente não tomar cuidado acabamos ficando literalmente viciadas em comprar produtos e novidades para o nosso cabelo. Dê repente você já esta usando vários produtos de uma só vez no seu cabelo. Já vai ter gasto rios de dinheiro em produtos de cabelo, e na verdade acho que o temo certo não é nem gastar dinheiro e sim “desperdiçar” dinheiro em produtos que tinham a embalagem bonitinha, um rotulo engraçadinho e amigável que prometia fazer milagres no seu cabelo e que no final das contas não funcionou pra você. O seu cabelo não definiu, não cresceu, não hidratou, não ativou, não reduziu o volume, não deu volume como você tanto esperava...
 
Não sou formada em química e tão pouco sou especialista ou profissional em cabelo cacheado, mas não precisa tanto para perceber que algumas marcas de cosméticos têm feito nós cacheada de "boba” e tem lucrado horrores em cima de nós. Tem novidades que realmente apareceram pra facilitar o dia a dia de uma cacheada e que realmente funcionam no nosso cabelo. Mas tem muita coisa também que simplesmente não passa de “modinha”. Por isso antes de sair por aí comprando tudo o que vê pela frente, vale pena pesquisar um pouco sobre aquele produto, ver resenhas de quem já usou tal coisa, não se deixar levar pela embalagem do produto, e acima de tudo vale a pena mesmo conhecer o seu tipo de cabelo e descobri o que ele realmente precisa, quais ingredientes fazem bem para o seu cabelo e buscar apenas produtos que ofereçam tudo isso que o seu cabelo cacheado de fato necessita.
 
Voltar ao cabelo natural e assumir de novo os seus cachos, deveria ser algo prazeroso, e pratico para as cacheadas, mas ao invés disso parece estar se transformando em dor de cabeça, desperdício de dinheiro, desperdício de tempo e tem se transformado em uma verdadeira ditadura e busca pelos cachos perfeitos também. Nada contra quem segue cronograma capilar, faz técnicas de low ou now poo, precisam usar não sei quantos produtos no cabelo antes ir lava-lo e gastam hooooooooooooras para lavar e definir o cabelo, se preocupam extremamente em saber se o seu cabelo é 3A, 3B ou 3C, ou simplesmente  deixam de usar um shampoo se ele por um acaso deixa o seu cabelo limpo de mais.
Mas pelo menos no meu caso especifico, depois de testar tudo isso e todas essas novidades, sinto que o meu cabelo era bem mais feliz antes de tudo isso aparecer.
 
Sabe meninas, pra ter um cabelo cacheado, bonito e saudável, eu cheguei a conclusão de que eu não preciso ter dezenas de potinhos de creme em casa, eu não preciso usar o que “fulana” indicou no seu ultimo vídeo, eu não preciso usar os produtos mais caros do mercado, eu não preciso encharcar o meu cabelo de óleo, eu não preciso comprar tudo o que lançam no mercado, eu não preciso passar hoooras na frente do espelho tentando colocar cada cacho milimetricamente no seu devido lugar.
 
Eu só preciso antes de qualquer coisa me amar do jeito que eu sou, e aceitar o meu tipo de cacho do jeitinho que ele é, e valorizar o meu cabelo como ele merece ser valorizado. E se eu quero que o meu cabelo cresça forte e saudável isso precisa vir de dentro, com uma alimentação saudável e bastante água, pois se o seu corpo vai bem, tudo funciona bem principalmente o nosso cabelo. Ao invés de ficar paranoica e louca para o seu cabelo crescer logo, aprenda a curtir cada fase e tamanho do seu cabelo, pois ele é bonito de com qualquer comprimento, seja curto, médio ou longo.
Aprendi também que preciso ser fiel àqueles produtos que eu sei que dão certo no meu cabelo, e não me deixar levar por modinhas. E aprendi também que cada pessoa precisa de uma rotina de cuidados diferente com o seu cabelo, e como cada pessoa vai cuidar dos seus cachos, só a dona deles poderá determina e criar a sua própria rotina capilar de acordo com as necessidades que o seu cabelo precisa.
 
Sei que cuidar dos cachinhos pode ser um pouco mais complicado, mas garanto que é bem mais simples do que parece.


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...