segunda-feira, 8 de junho de 2020

Como é ser uma patricinha negra? ♥


Olá meninas,
Aqui é a Renata Princess...

Já faz um tempo que as pessoas e principalmente a sociedade não aturam mais certas injustiças e preconceitos. Quem ainda vive neste planeta, e tem pelo menos uma tv ou acesso à internet, com certeza tem visto e acompanhado todos os protestos que vem ocorrendo no mundo todo por busca de igualdade racial. Eu que sou negra hoje vim compartilhar com vocês um pouco sobre como é ser uma Patricinha negra meninas. Afinal, desde o início deste blog, sempre levantei a aqui bandeira de que qualquer garota pode ser adepta desse estilo independente da sua cor de pele, tipo de cabelo ou classe social, uma vez que este estilo em questão por muito tempo foi visto como algo destinado apenas para garotas ricas, brancas e loiras.
Quando o estilo patricinha explodiu em meados dos anos 90 e inicio dos anos 2.000 com filmes como “As Patricinhas de Bervelly Hills” e “Legalmente Loira” dentre outros... Ficou muito marcado na cabeça das pessoas aquela imagem de que as patricinhas deveriam ser acima de tudo garotas ricas, filhas de empresários poderosos ou garotas que fizessem parte da alta sociedade. Outras características muito marcantes que sempre eram exposto pela mídia a respeito desse estilo era o estereótipo das patricinhas que eram representadas pela mídia, sempre com garotas muito bonitas, magras, brancas, loiras e de cabelo liso. Além é claro de muita das vezes aparecerem como aquelas personagens vulgares, fúteis, populares e muita das vezes eram as vilãs que sempre faziam de tudo para ter o mundo aos seus pés.
Mesmo não tendo muitas patricinhas negras para me inspirar, eu particularmente sempre gostei muito desse estilo e tudo o que era voltado para essa questão de ser super feminina, vaidosa e diferente. Eu sempre gostei muito da cor rosa, sempre amei muito brilho, glitter, plumas, pompom, coisas fofas e tudo o que de certa forma estava ligado á este estilo. Eu amava assistir a estes filmes de adolescentes e também amava as patricinhas da internet que bombavam nas páginas do ORKUT (pra quem não conhece o Orkut é uma rede social que não existe mais) Pessoas como Taciele Alcolea, Bruna Barbie e Paloma Soares que na época eram as patricinhas mais tops e mais e mais cor de rosa da internet (hoje em dia acho que elas nem seguem mais este estilo, só a bruna barbie permaneceu fiel ao estilo patty até os dias atuais) Ah e só um detalhe “Todas estas 3 eram brancas e loiras né?!


 Mas enfim... Voltando ao assunto, a gente não costumava vê patricinhas negras, e quando começaram a surgir meninas negras adeptas desse estilo eram sempre garotas que usavam química no cabelo para conseguir deixar os fios o mais liso possível a fim de se enquadrarem nesse suposto padrão de beleza que a sociedade e a mídia já tinha imposto para quem quisesse ser de fato uma patricinha de verdade.
 
E mesmo assim eu que sempre fui eu mesma, foi me adaptando a este estilo do meu jeito rsrs... Nunca quis acabar com os meus cachos e ter cabelo liso. Nunca fui de usar roupas curtas ou vulgares. Nunca tive a ambição de comprar apenas roupas caras ou de marcas famosas, e acima de tudo, nunca deixei de ser eu mesma na tentativa de me enquadrar em patrões.
 
Eu particularmente nunca sofri nenhum tipo de preconceito explicito pelo fato de eu ser negra e ser patricinha. Mas aqui mesmo no blog eu já recebi diversos comentários de pessoas dizendo que os meus posts eram um absurdo porque não existe essa história de que o estilo patricinha é para qualquer garota, já falaram que só garotas ricas e brancas podem ser adeptas desse estilo. E eu realmente sinto muita pena de pessoas que ainda pensam dessa forma, pois hoje em dia essa realidade já mudou, e já apareceram até mesmo na mídia em filmes e series muitas patricinhas negras para provar que sim, podemos ter o estilo que a gente quiser independente dessas coisas que antes ainda esta impregnado na mente das pessoas. E quem ainda pensa assim, sinceramente precisa ser tratado psicologicamente porque provavelmente é uma dessas pessoas que distribuem preconceito gratuito por aí e machucam as pessoas que tem todo o direito de viverem da forma que elas bem quiserem e ser adeptas do estilo que quiserem também. Se uma garota negra, cacheada, pobre ou gordinha gosta desse estilo e quer segui-lo ela tem todo o direito do mundo de ser uma patricinha. Pois como eu já disse inúmeras vezes aqui no blog, ser uma patricinha de verdade vai muito além de apenas usar rosa, ser loira ou ter roupas de marca. Ser uma patricinha de verdade para mim, é ser uma garota feminina, vaidosa que se cuida, que se ama e se valoriza. É ser uma garota delicada, gentil e educada. É ser inteligente, fofa e meiga. É ser estilosa e fashionista. É ser rosa choque para ter força, rosa bebê para ter paciência e rosa pink para arrasar no dia a dia. É aquela pessoa que mesmo atrasada consegue sempre sair de casa linda, e que mesmo matando um leão por dia não perde a pose e nem a classe. É aquela pessoa que chega nos lugares e ilumina a todos com a sua simpatia e que sempre contagia os outros o que ela tem de melhor. É aquela que mesmo com essa correria maluca do dia a dia sempre consegue um tempinho para se cuidar e estar sempre linda... E que eu saiba para ser assim, pode ter a cor que for, o tipo de cabelo que for e a classe social que for meninas.
 
Quem me conhece logo de cara já nota qual é o meu estilo rsrs... E as pessoas de modo geral sempre aceitaram e respeitaram de boa o fato de eu ser assim. Porém o que já me aconteceu várias vezes é de pessoas questionarem porque eu não aderia um estilo mais afro com o argumento de que eu deveria valorizar mais a beleza e a cultura negra. Ok, mas o que eu posso fazer se eu não curto o estilo afro??? Eu acho muito bonito cabelo black power, tubantes, colares e brincos grandes, e roupas estampadas, mas eu nunca tive vontade de usar nada disso, e o fato de eu ser negra não me obriga a aderir um estilo no qual eu não vou me sentir confortável. Eu gosto é de coisas fofas, de rosa, de unicórnios e de flamingos gente, não adianta eu tentar usar algo que não me atrai só porque eu sou negra e a sociedade diz que eu tenho que usar aquilo e ponto final. Dá para combinar o estilo patricinha com o estilo afro? É claro que sim meninas, isso fica a cargo de cada um uni-los ou não.
 
Mesmo sendo patricinha, eu sempre busquei adaptar este estilo de acordo com a minha realidade. Por exemplo no quesito moda, eu buscava inspirações de looks na internet (e ainda busco rsrs) e depois ia em brechós ou em lojas baratinhas mesmo e tentava encontrar peças parecidas com aquelas que eu havia gostado, e graças a Deus meu guarda roupas sempre foi lotado de roupas lindas e estilosas e eu nunca precisei gastar rios de dinheiro pra isso não. Mesmo sendo super vaidosa eu nunca foi de ficar comprando makes caras e nem produtos de beleza de marca famosa, sempre me virei muito bem com marcas populares e produtos menos conhecidos no mercado. As coisas que eu gostava e não encontrava para comprar eu dava um jeitinho de customizar e fazer do meu jeito com materiais que eu já tinha em casa. E assim foi indo meninas, até os dias de hoje. Hoje confesso que já não sou mais tããããão cor de rosa como antes, e também já sou adeptas de outros estilos, mas o estilo patricinha sempre vai permanecer presente na minha vida e no fundo eu sempre vou ser patricinha não tem jeito rsrs...


24 comentários:

  1. Nossa Rê, tem anos que te acompanho, e esse post foi uns dos melhores que já vi na vida! Muito bom, está de parabens, e ser negra é isso msm, poder ser como quiser da forma que quiser, mas nunca escondendo o orgulho que tem em ser negra, descendente de um povo lindo, e cheio de historias maravilhosas e que infelizmente foi escravizado. Sou cristã e amo em cristo o pastor Henrique Vieira, voce conhece? ele é magnifico e falou sobre esses dias. o insta dele é cheio de Deus, @pastorhenriquevieira, fica a dica. Outra sugestão Rê, é fazer um top 10 de blogueiras,youtubers ou instagramers negras e patricinhas, tem varias mto boas, nacionais e internacionais, ia ser otimo ver posts assim por aqui pra gente conhecer e se inspirar em mais pessoas, e sobre as estampas africanas e o estilo, tem como ser beeeeem paty usando peças e estampas africanas sem sair do seu estilo, respeitando o seu gosto, tem umas lindas que posso indicar, e infelizmente elas nao são famosinhas no brasil, mas arrasam no estilo são @the_real_Chi
    @nneunfiltered
    @nnennab
    entre muitas outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa eu fico tão feliz quando encontro pessoas que dizem que me acompanham a muito tempo 😍

      Obrigado pelas indicações eu vou conferir sim.

      Que bom que vc gostou do posto lindonna. Sim sim claro que eu vou preparar um post com o tema sugerido, aliás, sempre vou buscar trazer mais inspiração desse tipo pra compartilhar com vocês 😉

      Pinkiss 💋

      Excluir
  2. Oi Re, gostei mto do post, agora a pergunta que nao quer calar, vem ou nao bbzinho por ai? (Se nao quiser contar ta tudo bem) rsrsr só perguntei pq vi vc falando num post q engordou, e dps uma seguidora falou que vem bb kkkkk ai fiquei curiosa. Se nao esta esperando baby, conta pra gente quais os seus planos, se quer curtir um pouco mais o casamento e viajar com o marido e tal, ou se não quer ter filhos ( que é um direito seu tbm ne)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo no tempo de Deus 🙏
      Mas não se preocupem que por mais reservada que eu seja, eu sempre acabo compartilhando as coisas boas da minha vida com vocês aqui no blog😉

      Pinkiss 💋

      Excluir
  3. Oi re, amei o post! faz um post sobre seus apps favoritos e mostra seu celular pra gente, conta os filtros q gosta e tal. bjs

    ResponderExcluir
  4. Também sou black paty rsrsrs Acho que as pessoas pensam assim como vc disse no post por puro racismo, e falta de referencias de patys negras, voce podia fazer umaa pesquiss sobre elas e trazer pra nos rÊ, sei que da trabalho esse tipo de post, mas eu ia amar, um exemplo é a camila nunes... ela é super paty ne? bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você gostou do post lindonna. Fazer posts assim dá um pppou de trabalho mesmo, mas o bom é que eu adoro fazer rsrs😅
    Pedido anotado e em breve trago mais posts e inspice inspirações desse tipo pra vocês 😉

    Pinkiss 💋

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MTO DO POST Rê! ARRASOU!

    ResponderExcluir
  7. Chego do trabalho e vejo esse hino de post! Arrasou Rê!!! Amo esse tipo de conteúdo. Ahhh por favor, pode passar o nome do brecho que você fez aquelas compras mara? to precisando comprar roupa e a grana ta curta, brechó é a soluçaõ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de saber que gostou do post lindonna...
      quanto aos brechós, geralmente eu compro no meu bairro mesmo, por aqui tem muitos.


      Pinkiss 💋

      Excluir
  8. mto bom o post re, tambem sou negra, me senti representada. Um dos maiores motivos de seguir vc, é pelo fato da representatividade. Arrasou. Re o que voce vai dar de presente pro marido? viq fez um post sobre, mas não falou o que... Eu to sem ideias, só sei que vou comprar uma lingerie beeeeem linda pra agradar meu maridão, e bem pink! kkkkk se for usar tbm, mostra pra gente kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que vamos trocar presentes no dia dos namorados sim, afinal a gente se casou mas vamos continuar sendo namorados pra sempre rsrs...
      Depois eu conto e mostro pra vocês o que eu dei pra ele ;)


      Pinkiss 💋

      Excluir
  9. Oii Rê também acompanho você faz um bom tempo aqui e no insta. Nossa e esse tema foi um tapa de luvas. Gostei super. Amo seus posts amo o estilo Patty. Você me ajudou e até hoje ajuda quando tenho duvidas. Sempre volto aqui para ler bjs no coração. Você é linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nossa que bom saber que você curte o nosso blog, faço tudo com muito carinho pra voocês.


      Pinkiss 💋

      Excluir
  10. Rê, é incrível ler suas experiências!!! Eu não sou patricinha, mas acho o seu blog incrível e direcionavel para muitos públicos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Postagem incrível,
    Por mais que o meu estilo não seja o de patricinha, mas amei ver o que você pensa e também mostrando que podemos ter o estilo que quiser.
    Desde pequena estava acostumada a ver patricinhas loiras.
    Bjus https://meuestiloe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu super concordo com vc! Na verdade essa época de que patricinhas tinham que ser ricas, loiras do olho azul nunca existiu, eu por exemplo, pintei meu cabelo de azul tenho olho castanho e não sou super rica, mas sou patty (aprendi com vc) e eu acho muito lindo cabelo cacheado,vc é um exemplo para todas as pattys e eu acho muito legal seu trabalho, inspirando sempre meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrgado pelo carinho e que bm que vc gostou do post.

      Pinkiss 💋

      Excluir
  13. Hi darling vim dar meus parabéns, esse post está PERFECT concordo plenamente, e em minha opinião o estilo patricinha combina muito com vc!
    Peço que vc nunca desista do seus sonhos e que vc continue assim do jeito que todas as leitoras te amam!
    🎀💋🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩

    ResponderExcluir
  14. Eu sou patricinha também amo o estilo,recebo criticas na minha escola todos os dias pelo meu estilo e pelo fato de eu ser loira natural e de descendencia totalmente Alemã , esse estilo a pessoa pode ser como for até se tiver etnia índigena é tudo aceito e longe de preconceitos, to superando a cada dia os preconceitos, sou patricinha a 1 ano e tenho orgulho disso e te admiro muito pelo seu estilo tão perfeito.

    ResponderExcluir

♡ Obrigado por comentar ! Sua opinião é muito importante para nós.
Estarei lhe respondendo em breve.
♡ Pinkiss da Renata Princess

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...